A finalidade do processo educacional, a razão de ser do COLÉGIO LUÍZA TÁVORA, é oferecer aos seus alunos espaços e oportunidades que os transformem em cidadãos possuidores de uma mentalidade científica, lógica e crítica, capaz de interpretar e transformar a sociedade e a natureza em benefício do homem e do bem-estar pessoal e coletivo.

EDUCAÇÃO INFANTIL

O trabalho da educação Infantil desenvolve-se através de propostas dinâmicas que proporciona oportunidades em que as crianças podem integrar-se, estabelecerem-se relações de socialização e interagir-se com o meio e as diversas possibilidades de desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos, indo além do desenvolvimento sensório-motor e do aprendizado de meros conteúdos, embora eles estejam presentes no dia a dia escolar do educando. Portanto, o papel da escola é proporcionar metodologias dinâmicas, trabalhando de forma séria e dirigida par que a criança tome a consciência de si e das relações existentes entre o conhecimento e a sua função na sociedade.

ENSINO FUNDAMENTAL

SÉRIES INICIAIS (1º ao 5º)

A proposta de trabalho desenvolvida nas turmas do 1 ao 5 ano do Ensino fundamental, parte do pressuposto que a tarefa da escola, fazer vir à tona perguntas e desafios ao aprendiz, para depois responder aos questionamentos trazidos por ele, criar oportunidades de observação e de ação, despertar um olhar mais atento sobre aquilo que já tinha sido visto, ajudando-o, assim, a avançar. Portanto, o nosso trabalho é favorecer ao aluno, diversas situações de ensino-aprendizagem, de forma que este passe, paulatinamente, a organizar e a construir seus próprios saber e a aplica-los, fundamentando assim, os seus conhecimentos.

As atividades desenvolvidas no Colégio têm como objetivo principal proporcionar condições para o crescimento integral da criança, cujo eixo de orientação e de aprendizagem seja seu desenvolvimento; respeitando-a e colaborando para a construção de uma autoimagem positiva; estimulando-a na busca de novos conhecimentos; incentivando a partir de um processo lúdico, o espírito investigador e pesquisador, visando à formação de indivíduos capazes de gerenciar com êxito o conhecimento.

SÉRIES FINAIS (6º ao 9º)

Nosso principal objetivo no Colégio Luíza Távora  é uma educação de qualidade que capacite nossos educandos a desenvolver suas habilidades. Bem como despertar o ser crítico de cada cidadão, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto a metodologia aqui aplicada é do ensino-aprendizagem que leva cada aluno a descobrir suas competências, sendo estimulada a criatividade e ao desenvolvimento por meio de uma programação orientada por cada educador. Através de planejamentos e na execução de cada atividade que leva o educando ao nível máximo de conhecimento.  A coordenação pedagógica e o quadro docente do CLT, respeitando o ritmo de aprendizagem, mas claro, respeitando as diferenças individuais e as características importantes de cada educando. Para nó: “A educação é uma luz que nunca se apaga”.

ENSINO MÉDIO

Com uma programação avançada, o Ensino Médio do CLT, procura fazer que cada educando desenvolva nossa meta principal, para estas série: formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, bem como, prepara-los para enfrentar com seguranças os diversos cursos e concursos (principalmente vestibulares) do mais simples ao mais desafiador.  Trabalhando com um sistema único o CLT forma turmas mais que especiais uma das provas maiores é a que os conteúdos aqui são vistos e revistos com um intuito de fazer que o educando não necessite de cursinhos preparatório para o vestibular.