Proposta CLT

Durante 37 anos de sua existência, o Colégio Luíza Távora, sempre procurou desenvolver diversas competências e habilidades em seus educandos. Entre essas destacamos: a iniciativa, a curiosidade, o senso crítico, a autonomia moral, o comprometimento, a desenvoltura verbal e o trabalho em grupo.

Agora, com a nova proposta da Base Nacional Comum Curricular, alinhamos o nosso fazer pedagógico, observando as aprendizagens essenciais que a base propõe, dando destaque ao ensino-aprendizagem que favoreça a uma adequação curricular contemporânea.

O objetivo da proposta pedagógica CLT é a de proporcionar condições, para que o discente desenvolva suas capacidades, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica para compreender e participar ativamente da vida social, de maneira solidária e ciente de seu papel transformador na constituição de um mundo melhor, mais humano e fraterno. Desde de 2018, agregamos a esta proposta, o programa O Líder em Mim, um sistema de liderança pessoal consagrado e que se baseia em princípios atemporais de eficácia (Os 7 Hábitos das Pessoas Eficazes).

Educação Infantil
A Educação Infantil é um lugar de brincar, de correr, de pular, de andar, de dormir, de alegrar-se e de ficar triste, de desenhar, de interagir e de conhecer a natureza e o mundo social, se arriscar a ler e a escrever as primeiras palavras e aprender a interagir e usar os instrumentos culturais da nossa cultura.

Baseado na teoria de Piaget e Vygotsky, acreditamos que a construção do conhecimento se dá por etapas e que cada criança possui um contexto de vida, uma carga genética, fazendo com que cada uma seja diferente da outra. É necessário, portanto, conhecer e respeitar o caminhar de cada uma.

Temos na Educação Infantil:
– Salas climatizadas – Brinquedoteca
– Playground infantil – Piscina
– Espaço recreativo – Biblioteca
– Multimídia – Academia de dança
– Eventos específicos para alunos e pais da Educação Infantil

Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)
Visamos à formação integral da criança e do adolescente, com uma proposta pedagógica que acompanha as constantes mudanças da sociedade. Formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno é o principal objetivo, por isso, o nosso trabalho vai muito além do conteúdo acadêmico. Também reforçamos valores universais, respeitamos a individualidade e incentivamos a busca por novas competências e habilidades.

Temos no Ensino Fundamental
– Ciênciando
(Lab. Quimico) 2º ao 9ºano
– Leitura e Escrita
– Intervalo interativo
– Biblioteca
– Sala de Tecnologia com lousa digital
– Esportes
– Piscina
– Feira de Ciências
– Reuniões por série
– Eventos específicos para o 1º ao 5ºano e para o 6º ao 9ºano
– IF CLT
– Programa O Líder Em Mim
– Quadra coberta
– Banda de Música e Fanfarra
– Academia de dança

Ensino Médio (1ª a 3ª série)
Com uma proposta totalmente voltada à preparação ao ENEM e com um ensino significativo, onde revisamos conteúdos de forma continuada, com aulas dinâmicas, interativas e participativas. O Ensino Médio CLT é definido de maneira ativa, variada e significativa, indo além da mera explanação oral pelo professor, através do emprego de estratégias como trabalho dirigido, trabalhos em grupo, práticas dialógicas, debates, pesquisas escolares, vídeos, apresentações, produções de materiais (textos, painéis, cartazes…), atingindo sempre que possível a realidade através de pesquisas de campo, experimentações, visita a exposições etc. Por isso trabalhamos a quase cinco anos com um material de ensino de referência no Brasil. (A Somos educação é hoje no Brasil o maior sistema de ensino).

Temos no Ensino Médio
– Encontros vocacionais
– Preparações e debates
– Reuniões por série
– Carga-horária de 6hs aulas pela manhã
– Simulados periódicos (Sistema de Ensino Ph)
– Provas parciais semanais na sexta-feira a tarde
– Simulados bimestrais CLT

Obs. A escola também oferece aos nossos discentes e familiares, um acompanhamento psicológico e psicopedagógico.

Eventos da escola
A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda comunidade uma proposta pedagógica de eventos consolidada pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva, desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola. Em nosso site, existe uma ampla exposição de fotos dos eventos citados abaixo:

– Carnaval da Educação Infantil ao 5º ano
– Páscoa para toda escola
– Maio – Mês das Mães – Coroação de N. Sra. de Fátima
– XXXVIII Festa do Xitão (Junina)
– Dia dos pais
– Dia dos estudantes
– Desfiles cívicos da Ed. Infantil à 3ª Série/ Médio
– Gincana Cultural
– Semana da criança e do professor – Festa de confraternização para as     datas citadas
– XXXII – Feira de ciências cultural
– II Feira de ciências da Educação Infantil
– Noite dos Pais OLEM
– Festa de formatura – Doutores da leitura (1º ano)
– Festa de confraternização natalina para toda escola (alunos e funcionários)

Fundação 1982 à 2020
38 anos, de dedicação e de compromisso, com uma educação de qualidade, com tradição aliada à modernidade e segurança para os primeiros passos.

www.colegioluizatavora.com.br