Por que 20 de Novembro?

Data escolhida por ter sido a data da morte de um dos Líderes da luta contra a escravidão no Nordeste. Zumbi dos Palmares. Nascido Livre em Pernambuco, mas escravizado aos seis anos de idade, voltou mais tarde a terra em que nascera, e tornou-se o Líder do Quilombo dos Palmares, que ficava situado na Serra da Barriga – antiga Capitania de Pernambuco. Essa região pertence, hoje, ao município de União dos Palmaras, no estado de Alagoas.

Zumbi foi assassinado no dia 20 de Novembro 1695, pelo Capitão Furtado de Mendonça, aos 40 anos de idade. Seu corpo foi exposto em praça pública.

Desde então, Zumbi dos Palmares tornou-se um Herói, por ter lutado por seu povo até seu último dia.

Zumbi dos Palmares. Foto: arquivo internet

Consciência Negra nas escolas

O ensino da cultura afro-brasileira é obrigatório em todas as escolas do país, desde o dia 9 de janeiro de 2003, quando foi instituído o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. (Lei nº 10.639)

É de grande importância que nossos alunos tenham conhecimento sobre a cultura Afro, que é muito presente na cultura brasileira, através da arte, dança, religiosidade e da luta histórica por igualdade e respeito que vem atravessando décadas em nossa sociedade.

O que representa o “Dia da Consciência Negra”?

Além da luta dos Africanos trazidos ao país através do tráfico negreiro, e escravizados no Brasil, este dia simboliza, também, toda a luta que o os negros tiveram de enfrentar, mesmo após a abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888. Ao logo da décadas, os afrodescendentes enfrentaram muitas batalhas contra o preconceito e descriminação, na luta por seus direitos.

Apesar de melhorias terem ocorrido ao longo dos anos, a falta de oportunidade, o preconceito presente no cotidiano brasileiro, e as tentativas de exclusão da cultura africana no país, este dia nos faz olhar pro futuro e continuar lutando. Para que a sociedade evolua neste aspecto, o estudo da matéria nas escolas é suma importância.

Fonte texto:
Brasilescola.uol.com.br