All for Joomla All for Webmasters

O dia 20 de dezembro de 2017 entrou definitavamente para a história da educação brasileira como um de seus marcos fundamentais. Pela primeira vez, o país chegou a um acordo amplo sobre o que todas as suas crianças de 0 a 14 anos devem conhecer, ao final de cada ano da escolaridade. Nesse dia, foi homologada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, documento legal produzido para impactar radicalmente a realidade da sala de aula e o cotidiano de 36 milhões de crianças e jovens e 2 milhões de professores.

Em um país, onde existem leis que pegam ou que não pegam, o primeiro passo para compreender a importância da BNCC e seu impacto na escola consiste em saber o que é este documento.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

Como implantá-la? O primeiro passo é reelaborar o currículo escolar e revisar o Projeto Político Pedagógico, além de promover a formação continuada do corpo docente e a comunicação clara com os pais e a comunidade escolar.

Baseado nisso, o Colégio Luíza Távora, desde 2019 já buscou implantar na Educação Infantil e no Fundamental, algumas mudanças relacionadas a BNCC. Iniciando pelo seu material didático que deve ser imprescíndivel para adequação as orientações que a Base propõe. Por isso, a melhor maneira de trabalhar conforme a Base seria atualizando o nosso material por meio de parcerias, com editoras conceituadas, e claro, com um bom sistema de ensino. É importante saber que as mudanças de hoje estão ocorrendo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, porém se faz necessário saber que o Ensino Médio passará também por mudanças substanciais. No entanto, ainda tramita no congresso tais mudanças, mas que se aprovadas, as mesmas irão acontecer.

Educação Infantil
O livro didático é o recurso pedagógico mais utilizado pelas escolas. Sua importância se dá por ser um material facilitador da aprendizagem e que age como suporte à prática pedagógica, no entanto, quando se fala de Educação Infantil é de suma importância a compra de livros novos, pelos quais são riscados, pintados, recortados, (ou seja, livro consumível). Sabemos que todo material novo desperta o interesse maior no educando.

Todos sabemos que o livro didático é uma fonte de consulta confiável, além disso, a linguagem adotada no material deve ser compatível a faixa etária da criança. Esse recurso é um direcionador da APRENDIZAGEM quando ele promove o gosto da criança pelos estudos. Por isso, a BnCC propõe que a escolha do livro didático seja adequado ao currículo escolar e conforme a PPP da mesma.

Ensino Fundamental (ANOS INICIAIS)
A BNCC do Ensino Fundamental (anos iniciais e ano finais), assim como a BNCC da Educação Infantil deve ser implantada nas escolas de todo o Brasil, até o ano de 2020. As mudanças já começaram a aparecer nos materiais didáticos e nos projetos políticos pedagógicos das instituições e da rotina escolar como um todo desde 2019. Por isso, é fundamental compreender como a base se faz no dia a dia das escolas e em cada seguimento da Educação Básica.

Diferentemente da Educação Infantil, a proposta da BNCC do Ensino Fundamental (anos iniciais) é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem. Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança, como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade, a BNCC do Ensino Fundamental (anos iniciais) propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar a concentração e compreensão do mundo. Além disso, essa proposta deve assegurar um percurso contínuo de aprendizagem.

Ensino Fundamental (ANOS FINAIS)
A chegada da BNCC Às escolas deve trazer mudanças significativas tanto para as práticas em sala de aula, quanto para os materiais didáticos, para preparação dos docentes e para a gestão das instituições de ensino de ensino em todo o Brasil.

Uma das principais mudanças no Ensino Fudamental (anos finais) e ao longo de toda a Educação Básica, conforme a proposta da BNCC, é a definição de um conjunto de 10 competências gerais. As competências gerais são: A mobilização de conhecimento; habilidades, atitudes e valores; para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Em conformidade com essas diretrizes, o material pedagógico (livro didático) do Colégio Luíza Távora (2020) está alinhado a BNCC por ser um material didático de grande valor para implantação do documento (BNCC), já que permite o trabalho com desenvolvimento de habilidades em detrimento da simples memorização de conteúdos. Sabemos que a base tem grande impacto na Educação Brasileira, principalmente, na mudança do paradigma que colocava a escola como detentora e transmissora do conteúdo.

Por isso, a relação do material didático CLT 2020, passou por uma mudança que consideramos ser salutar nesse momento de transformação da Educação Básica do nosso país.

Enfatizamos, que as mudanças necessárias para uma real adequação à BNCC, serão percebidas nos livros adotados pelo Colégio Luíza Távora.

As mudanças dos livros serão no mínimo para 02 (dois) anos (2020/2021).

Aqueles que não foram modificados, tenham o devido cuidado na conservação e atentem-se no momento da compra ou da troca, pois não aceitaremos livros desgastados ou estragados.

Nenhum livro respondido e nem com marcas de corretivo será permitido. Lembramos também, que por lei, não é permitido o uso do livro do professor. Portanto, comprar ou trocar livros usados acarretará em dois grandes riscos. É melhor repensar.

Quanto a livraria da escola, os pais nunca foram obrigados a comprar na mesma, a escolha é sua. A escola pede que antes da compra, seja feita uma visita a nossa livraria para que os materiais sejam reconhecidos. Vale ressaltar que a livraria da escola não realiza a troca de livros comprados fora da mesma. Também solicitamos, que não seja feita a troca de livros nas dependências da escola.

www.colegioluizatavora.com.br

logo-footer