All for Joomla All for Webmasters

CONTINUAÇÃO DOS ASSUNTOS IMPORTANTES

  1. CALENDÁRIO DO MÊS DE ABRIL – 2021

– Dias 01 e 02 (quinta e sexta-feira) FERIADO Semana Santa
– Semana de 05 a 09 – Conteúdos novos e retirada dúvidas
– Semana de 12 a 16 – Provas parciais e aulas normais (as provas serão realizadas no 1º tempo e as aulas no 2º tempo)
– Semana de 19 a 23 – Fechamento dos conteúdos do 1º bimestre
– Dia 21 de Abril (quarta-feira) FERIADO – Tiradentes
– Semana de 26 a 30 – Semana das revisões de todas as matérias para as provas bimestrais. (1º bimestre)
– As PROVAS BIMESTRAIS serão realizadas na primeira semana de MAIO (semana de 03 a 07/05/2021)

Prezados pais e alunos, a escola não irá mudar nada do programa planejado para o mês Abril e Maio, em relação as semanas de provas, para não acumular conteúdos como no ano passado. Então, não importa se as aulas estarão online (totalmente) ou presenciais (híbridas). Iremos realizar as provas, onde haverá uma grande diferença em relação as provas online do ano passado, serão mais criteriosas com questões objetivas e subjetivas, pois os alunos do 2º ao 9º ano precisam aplicar mais a escrita. As provas do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II são diferentes das avaliações do Ensino Médio.

– Por conta da situação, resolvemos enviar os roteiros de estudos das provas parciais do primeiro bimestre, pois, nos anos anteriores só enviávamos os roteiros das provas bimestrais.

– Chamamos atenção para os alunos estudarem, não vamos brincar, as provas estão se aproximando e não teremos nota de participação, voltamos a dizer que as provas online serão bem diferentes, serão marcadas por minutos de uma questão para outra. Estudem com dedicação, pois as notas serão somente das provas parciais e bimestrais.

– Conteúdos cobrados nos meses de Fevereiro e Março para as turmas do 1º ao 9º ano. Quanto ao Ensino Médio, devem estudar o caderno 1, módulos 1, 2 e 3. Inclusive, já receberam o calendário das provas parciais e bimestrais (simulado). Esse calendário está nos grupos de WhatsApp e darão início na 1ª semana de Abril (veja o calendário).

– Tudo que vamos enviar, comunicados e roteiros serão via plataforma, caso tenham como imprimir, façam, pois fica melhor para o manuseio e a leitura.

  1. APRENDIZAGEM

Diferenças entre as Provas Parciais e as Provas Bimestrais:

  • PROVA PARCIAL – As provas parciais serão feitas nas primeiras aulas. São menos conteúdos e as aulas continuam após as provas; os roteiros de estudos vão para casa do 1º ao 9º ano. Por isso, devem trazer todo o material mediante ao horário de aula.

  Quanto ao Ensino Médio receberam o calendário das provas parciais e bimestrais até o mês de junho. Quanto aos pais devem procurar seus filhos para acompanhar esse calendário.

  • PROVA BIMESTRAL – Mais conteúdos, provas com mais questões (15 a 20) e o aluno ao terminar as mesmas, vai para casa. O roteiro de estudos será digitado do 1º ano ao 9º ano; já o Ensino Médio, todo o roteiro é repassado na sala de aula, pelos professores e suas provas bimestrais são os simulados.
  • REVISÕES – São feitas para todas as provas bimestrais, por serem mais conteúdos, algumas são digitadas, principalmente Matemática, Português e Ortografia. O aluno deve tentar resolver tudo, pois são conteúdos dados nos três meses; como é o caso do 1º bimestre, que é o mais longo de todos os bimestres. Quanto aos demais, são dois meses.
  1. CALENDÁRIO DE PROVAS PARCIAIS – 1º BIMESTRE 2021

OBS.: Os conteúdos cobrados nessas provas, são os de Fevereiro e Março/2021

DIAS 1º ANO 2º ANO AO 5º ANO 6º ANO AO 9º ANO
DIA 12/04

2ª FEIRA

PORTUGUÊS

 

PORTUGUÊS

 

PORTUGUÊS, GEOGRAFIA

 

DIA 13/04
3ª FEIRA
MATEMÁTICA

 

CIÊNCIAS / INGLÊS MATEMÁTICA I  / FILOSOFIA
DIA 14/04

4ª FEIRA

CIÊNCIAS MATEMÁTICA BIOLOGIA (9º), CIÊNCIAS ( 6º, 7º e 8º)

FÍSICA (8º e 9º), ESPANHOL

 

DIA 15/04

5ª FEIRA

HISTÓRIA GEOGRAFIA

 

MATEMÁTICA II(8º e 9º), HISTÓRIA, INGLÊS
DIA 16/04

6ª FEIRA

GEOGRAFIA HISTÓRIA / FILOSOFIA MATEMÁTICA II(6º e 7º), ARTES, QUÍMICA (8º e 9º), LITERATURA(MAT.) (9º)
  1. CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2021

– Esse ano vamos trabalhar a Campanha da Fraternidade, pois é muito propícia ao momento que estamos passando, é uma campanha ecumênica, será importante para completar as nossas reflexões.

– Quanto a apostila será gratuita a todos, como sempre a escola faz, isso é, caso as aulas voltem a ser presenciais(hibridas).

Tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”

Lema: “Cristo é nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Efésios 2:14)”.

  1. O LIDER EM MIM – OLEM

– O líder em mim não é só uma metodologia de ensino como a usada em livros de português, matemática e etc. É um programa que visa a melhoria comportamental e socioemocional de nossa comunidade escolar.

– A metodologia não é o livro que muitos pais estão vendo na internet. O formato é pequeno, mas o trabalho e o retorno são grandiosos. Queremos lembrar que ele estava na relação de livros e encontra-se dentro do nosso horário de aula. Tem muitos alunos sem esses livros.

– A sugestão da escola

A compra pode ser feita na escola, pois estamos com uma promoção por ser este, o último ano que vamos trabalhar com os mesmos livros adotados há 04 anos, apesar de ter um resultado satisfatório a cada ano. O livro será todo recortado e pintado para um desempenho melhor.  No ano de 2022, tudo irá mudar, o programa e os livros. O livro se encontra à venda na Secretaria da escola com a tia Rejane. Não esqueça, está em promoção na metade do valor do ano anterior. Não deixe de adquirir, é muito importante esse programa, pois já estamos no quarto ano de trabalho e já temos bons resultados no comportamento e no socioemocional dos nossos alunos. No final do ano todos sentirão esses resultados, aguardem.

  1. CADERNOS

      Visando a uma melhor organização, a um melhor acompanhamento e a um melhor desempenho na área da aprendizagem dos nossos educandos, comunicamos que, conforme foi na relação dos livros, todos os alunos do Ensino fundamental (2ºano ao 9ºano) tem que ter um caderno grande de 96 folhas para as matérias de português e de matemática e de 50 folhas para as outras matérias. Não aceitamos o uso de fichário e de cadernos pequenos ou cadernos de várias matérias para as turmas do 1º ano ao 9º ano. Somente o Ensino Médio poderá usar cadernos de várias matérias.

         Os coordenadores Joaquim e Gislane farão uma pesquisa em relação aos livros, aos cadernos, as fardas e outros materiais, isso para a escola ter uma noção da organização dos nossos alunos ao retornar as aulas presenciais.

  1. LIVROS DIDÁTICOS

           Não é permitido o livro do PROFESSOR para o aluno. As cópias xerocopiadas inviabilizam os direitos autorais, protegidos legalmente, portanto é negada a permissão para ela.

          O livro didático é uma prioridade para a construção do conhecimento do aluno. A falta dele impede a prontidão e acarreta a falta de estímulo ao estudante. O livro é um instrumento indispensável para uma aprendizagem eficiente. Fizemos uma preparação didática antes do início do uso dos livros, em especial, em Língua Portuguesa e em Matemática, pois o nosso material adotado exige a nivelação da aprendizagem unificada.

            Portanto, pedimos que adquiram os livros adotados, pois todos os professores já iniciaram os novos conteúdos desde Fevereiro. O atraso da compra dos livros do seu filho (que ainda possa estar faltando), poderá prejudicá-lo, pois já temos datas marcadas para as primeiras provas.

  1. LIVROS PARADIDÁTICOS

– Para o ano de 2021, a escola atendeu um pedido de muitos pais, que na relação dos livros já tivesse o nome dos livros paradidáticos, que serão trabalhados ao decorrer deste ano.

– Então, nesse ano deu certo, a escola montou um kit com os 04(quatro) livros. Logo no início de Abril iremos dar início aos projetos de literatura e vamos trabalhar, então, para aqueles pais que compraram na livraria CLT, venham receber com a professora Ellen.

– Quem ainda não comprou, estes já estão disponíveis para venda até quarta-feira, dia 31 de Março, o atendimento ainda será na livraria até às 17h.

– Depois do feriadão da semana santa, esses kits ficarão com a Rejane na Secretaria da escola. Sabemos que as coisas estão difíceis, mas, não deixe de vir até a escola. Temos um trabalho muito importante com esses livros há muitos anos e é uma leitura paralela à leitura do livro texto. Este trabalho literário será cobrado nas provas, por exemplo, para as provas do mês de Abril, não teremos prova de literatura, mas já para as provas realizadas em Maio, teremos sim, e essas notas serão inseridas na matéria de Português.

  1. LIVRO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOLA (6º AO 9º ANO)

– Esse livro já se encontra à disposição de todos para compra. Lembrando que é um livro de língua estrangeira e não tendo é mais complicado o entender e até mesmo o estudar.

– Outro detalhe, é um material (EXCLUSIVO) da SOMOS educação, para ser vendido somente na escola CLT, por esse motivo, os pais não encontraram em nenhuma livraria do centro e nas editoras.

– Porém, a partir da próxima semana, você poderá adquiri-lo na secretaria da escola, procurar Rejane.

  1. APOSTILAS DO 3º, 4º, 5º, 8º e 9º ANO

– Literatura matéria (9º ano), não tendo o livro que é mais caro, o professor fez uma apostila, esta é uma matéria introdutória aos estudos, dando continuidade nos 03(três) anos do Ensino Médio. Por ela ser a base do ensino, é difícil ficar sem esse material pois, os alunos têm um ano de preparação para o Ensino Médio.

– Química (8º ano) está substituindo o livro, pois ele é um material didático, tem livro de química que também são muito mais caros. O aluno, não adquirindo, ficará difícil estudar, principalmente, sendo uma disciplina que no oitavo ano, é uma introdução da química para dar continuidade no 9º ano e no Ensino Médio. A base é tudo para continuidade até o final.

– Apostila de História de Fortaleza (3º ano) e do Ceará (4º e 5º ano) todas são complementos dos livros de história.

– Atenção! Todas as apostilas citadas acima são obrigatórias e precisam ser providenciadas, pois neste mês de Abril não vão ser cobradas nas provas, mas em maio serão, então todos terão o mês de abril para adquiri-la, as aulas vão voltar presencialmente, vamos ter fé e confiança no nosso Pai Celestial que tudo vai passar.

– Encontram-se à venda na secretaria da escola no valor de R$ 20,00, procure a tia Rejane.

OBSERVAÇÃO: Pedimos a todos que fiquem atentos as redes sociais, quanto ao pronunciamento do governador do estado e caso, haja alguma mudança para Abril na nossa programação, a escola lançará um COMUNICADO EXTRA informando tudo aos pais ou responsáveis. 

PÁSCOA,
A espiritualidade deve ser vivida todos os dias, quando entendemos o que realmente significa a Páscoa e colocamos esse ensinamento em prática em nosso dia a dia, o mundo ao nosso redor se transforma, a renovação trazida pela Páscoa se faz presente em nossa vida. 

 

A DIREÇÃO.

logo-footer