All for Joomla All for Webmasters

PREZADOS PAIS/RESPONSÁVEIS 

Todos nós, temos conhecimento que o governo do Estado do Ceará prorrogou o decreto até o dia 11 de abril (Domingo), mas já deixou uma grande esperança, dependendo dos levantamentos epidemiológicos, que a partir do dia 12 de Abril (Segunda-feira) irá gradativamente fazendo reaberturas dos serviços essenciais. E acreditamos que as escolas poderão ser inclusas. Porém, informamos a todos que, independentemente, da decisão do governador, as nossas atividades educacionais(aulas) e as provas de 12 a 16/04, continuarão online conforme o nosso calendário do mês de abril de 2021(para as turmas de 1º ao 9º EF). Ou seja, as provas realmente acontecerão na semana. Se houver a decisão de aulas hibridas, recomeçaremos a partir do dia 19/04.

  1. CRITÉRIOS PARA AS PROVAS 2021, QUER SEJA PARCIAIS OU BIMESTRAIS (ONLINE)

– Apresentamos abaixo os CRITÉRIOS para a SEMANA DE PROVAS. Os mesmos deverão ser observados e seguidos. Para que todos consigam resultados POSITIVOS, faz-se necessário que cada um obedeça fielmente a esses critérios. Com isso, a escola ajudará aos nossos discentes no processo avaliativo. Queremos torná-lo o mais leve possível, mas, com a responsabilidade e o compromisso educacional de sempre que norteia o COLÉGIO LUÍZA TÁVORA.

– Atualmente, não é mais novidade as provas online para os pais e nem alunos veteranos.               A escola tem preocupação com os alunos novatos, mas todos foram treinados e orientados pelas professoras do 2º ano ao 5º ano e pelo coordenador Joaquim do 6º ano ao ensino médio.

– As provas do Colégio Luíza Távora possuem um sistema avaliativo criterioso. As primeiras serão criteriosas, assim como, as segundas, as terceiras e as últimas. Uma escola com respeito, uma escola que trabalha de fato a educação como a nossa, não faria de qualquer jeito, pois temos zelo educacional, compromisso e seriedade com aprendizagem, pois vamos além da nossa responsabilidade que se faz tanto educacional, como no social, de inserirmos nossos alunos para a vida.

– Vamos sim, dividir essa responsabilidade e pedimos o apoio e a fidelidade de ambas as partes (pais e alunos).

02 – ALGUNS LEMBRETES IMPORTANTES.

– Alguns alunos continuam assistindo aulas gravadas, não é a mesma coisa de quando assistem em tempo real, pois estarão interagindo com os professores e com os seus colegas. Pedimos que se organizem para as aulas ao vivo, a pontualidade e o compromisso são fundamentais para o bom rendimento do aluno, além de ser uma grande qualidade do ser humano, é também uma preparação para o futuro.

– A escola está ciente que são comuns problemas de conexão com a internet ou recursos tecnológicos. Porém, ultimamente, alguns alunos estão perdendo o horário de início (07h08) e usam como desculpa os fatos citados anteriormente. Um dia sem aulas é extremamente prejudicial.

– O ambiente para realização das provas, deverá ser tranquilo e calmo para uma concentração melhor, evitem qualquer mídia ou equipamentos eletrônicos nesse momento, respeite o horário das provas para não haver nenhum incômodo.

– Os alunos maiores que fazem sozinhos, que ninguém fique próximo do mesmo, pois dá impressão de ter alguém para ajudar e se for visto, o professor fiscal tem total autonomia para eliminar a prova.

– Não deixe nenhum material como: livros, cadernos, e outros que estejam próximo do aluno.

– Não esquecer de rever os estudos da tabuada para facilitar a prova de matemática.

Os alunos devem estar fardados, mesmo estando em casa para se sentir como se estivesse em sala de aula ao vivo.

– Alunos das séries menores, não podem ficar sozinhos (sabemos das dificuldades que eles têm no manuseio a equipamentos).

– Preparem seus filhos para antecipadamente, acessarem a plataforma (pontualidade).

– Administrar bem o tempo das provas é essencial. O aluno deve ter essa sensibilidade e contar com ajuda dos pais, a realização das mesmas são de 40 minutos.

– Procurem realizar primeiro, as questões que tenham mais facilidade de responder.

– Ao iniciar sua prova, não perca tempo com as questões mais difíceis, deixe para depois.

– Alunos que entram atrasados, ficam nervosos, portanto, fiquem atentos, sejam pontuais, pois na semana das provas não é aceitável.

– Todos com suas câmeras ligadas, o ambiente fica propício para a realização das provas, pela tranquilidade, o silêncio, deixando aluno concentrar-se e o professor tendo total controle, caso o aluno impossibilite de não ligar a câmera, o professor fiscal não tem como lhe ver e saber como você está nesse momento de provas, o que pedimos, colaborem, pois tudo se torna mais fácil para análise das suas provas.

– QUANTO A 2ª CHAMADA, CONTINUAREMOS COMO FOI O PROCEDIMENTO DO ANO PASSADO. O ALUNO QUE FALTOU PELA MANHÃ FARÁ A 2ª CHAMADA PELA TARDE E O ALUNO DA TARDE FARÁ A 2ª CHAMADA PELA MANHÃ. AS PROVAS ACONTECERÃO COM O COORDENADOR JOAQUIM.

– Acreditem no seu potencial, na sua aprendizagem, pois vocês estão se preparando para vida. Estudem, estudem!

03 – INÍCIO DAS PROVAS (CASO SEJAM FEITAS ONLINE)

– Atenção na pontualidade para acessar, as provas são calculadas por minutos para serem realizadas, terminando os minutos, a própria plataforma fecha a prova e já repassa para próxima, não perca tempo, a escola está informando tudo passo a passo.

04 – HORÁRIOS DE ACESSAR AS PROVAS (2° ANO AO 9° ANO) MANHÃ

7h – O professor acessará a plataforma para saber se está tudo bem.

7h às 7:10 – Os alunos acessarão a plataforma como fazem no dia a dia (10 minutos de tolerância). O aluno só será aceito até às 7h10.

7:10 às 7:30 – serão 20 minutos para acolhida e as tias do 2º ao 5º ano e os professores (fiscais) do 6º ao 9º ano deverão receber os alunos com muito entusiasmo, apresentar as informações e os lembretes importantes diariamente.

7h30 – Início das provas para todas as turmas.

– Nas turmas do 2º ao 5º ano, para iniciar a prova, o aluno abrirá na matéria da primeira prova do dia. E assim sucessivamente conforme o calendário das provas.

– Nas turmas do 6° ao 9° ano – o aluno escolherá a matéria que fará a primeira prova e assim sucessivamente (a 2° prova e se for o caso tendo a 3° prova). Conforme o calendário das provas.

-7h30 às 8h10 – 40 minutos para a primeira prova.

– 8h10 as 8h50 – 40 minutos para a segunda prova.

– 8h50 as 9h30 – 40 minutos para a terceira prova.

– Ficará na responsabilidade das tias (2° ao 5°) e professores fiscais (6° ao 9°) informar aos alunos que faltam apenas 10 minutos para o término de cada prova.

Muita atenção pois a cada envio das provas que seja a primeira, a segunda, ou até a terceira, aparecerá uma mensagem como este exemplo: Parabéns, você conseguiu realizar a sua prova.

– As provas acontecerão nos seus respectivos turnos e serão até o horário do intervalo. Após o intervalo, você voltará para as aulas normais seguindo o horário de suas aulas.

– No turno tarde, colocaremos somente os horários, pois as regras serão iguais as da manhã para as turmas do (2º ao 8º ano tarde).

Segue os horários!

– 13h – Acesso dos professores

– 13h as 13h10 – Alunos acessarão (O aluno só será aceito até às 13h10).

– 13h10 as 13h30 – acolhida e informações

– 13h30 – Início das provas

– 13h30 as 14h10 – 40 minutos para a primeira prova.

– 14h10 as 14h50 – 40 minutos para a primeira prova.

– 14h50 as 15h30 – 40 minutos para a primeira prova.

– Leiam o turno da manhã que está mais detalhado.

  1. EQUIPAMENTO PARA ACESSAR AS PROVAS

– De posse do seu equipamento (celular, computador de mesa ou notebook), o aluno deverá acessar a plataforma para comprovar a sua presença. Lembramos que o aluno deverá ligar a câmera.  

  1. TEMPO PARA A PROVA

– Todas as provas terão uma duração de 40 minutos.

Observação: Nas provas de cálculo (matemática, física e química) os alunos deverão enviar os cálculos aos professores, logo após a conclusão das provas do dia e a duração será de 50 minutos para essas provas. 

  1. ORIENTAÇÕES PARA AS AVALIAÇÕES ( 6º AO ENSINO MÉDIO)

– Não deixe de ler as INSTRUÇÕES que estão abaixo do cabeçalho da prova.

ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO.

* Você terá 40 minutos para realizar a Prova.

* Leia ATENTAMENTE às questões para respondê-las corretamente.

* Nas questões de múltipla escolha, assinale somente UMA alternativa.

* Não deixe de OBSERVAR o que pede cada questão.

* Quanto as provas de cálculo (Matemática, Física e Química), as respostas deverão ser enviadas para o professor no whatsapp que será disponibilizado. (enviar IMEDIATAMENTE após a realização da prova) e a duração será de 50 minutos.

* Anote suas respostas em seu caderno! – Isso é necessário, caso algum problema de conexão ocorra durante a realização da prova. 

  1. CONCLUSÃO

Ao concluir a prova, o aluno deverá clicar em ENVIAR, então, ele receberá uma mensagem comprovando o seu envio.

Portanto, atenção ao tempo do início e do término da sua prova. O aluno que não terminar no tempo determinado, infelizmente não terá como responder ou enviar depois, pois a própria plataforma fecha a prova.

OBSERVAÇÃO: O CALENDÁRIO DAS PROVAS DEVERÁ SER VISTO E REVISTO TODOS OS DIAS, PARA NÃO HAVER ERROS NAS DATAS E NEM NAS PROVAS. COMO TAMBEM A ESCALA DOS PROFESSORES FISCAIS (6º AO 9º ANO MANHÃ E TARDE). 

09 – VEJAM COM MUITA ATENÇÃO

– No período das nossas aulas presenciais em 2021, alguns alunos relataram fatos relacionados as provas de 2020. Pais que ajudaram seus filhos nas respostas das questões, pais incentivando seus filhos a pesquisarem as respostas, burlando assim o sistema preparado para os alunos. Pedimos que, incentivem seus filhos a estudarem, eles mesmos no início podem até concordar, mas depois tem a consciência de que estão sendo prejudicados com isso.

FICA A DICA!  Estude muito e resolva a sua prova sem perder tempo com “cola”, pois isso poderá lhe atrapalhar em vez de ganhar tempo, você perderá o seu tempo, lembrem que as provas serão realizadas em minutos, haverá questões objetivas (de marcar) e discursivas (para escrever), escute a voz da experiência, a sua escola.

  1. PROVA DE REDAÇÃO

– Foi enviado para casa o arquivo da folha padrão e os temas para cada turma (nos grupos de whatsapp da escola de cada turma), a entrega na escola será no dia 13/04, terça feira, manhã e tarde. Se organizem e sejam pontuais, pois as correções não são tão fáceis.  

Agradecemos a todas as famílias por acreditar e por confiar em nosso trabalho,   pois neste momento, contamos ainda mais com a parceria da família para que as atividades aconteçam de forma tranquila e segura. Fiquemos bem!

 Atenciosamente a Direção.

logo-footer