All for Joomla All for Webmasters

HOJE, dia 25/06/2021 (sexta feira), estamos finalizando o primeiro semestre de 2021. Iniciamos esse ano cheio de expectativas e esperança e, apesar de ainda estarmos vivendo uma pandemia, temos a certeza de que todos nós demos o nosso melhor no enfrentamento aos desafios pelos quais estamos passando. Foi perceptível o quão cada um (escola família e alunos) se dedicou para lidar com as condições e emoções que vivenciamos dia após dia, com entusiasmo e compromisso para acompanhar o desenvolvimento dos nossos alunos, aproximando-os do aprendizado mesmo à distância, no acolhimento, mesmo sem um abraço; na escuta, mesmo por ser vídeo chamadas e mensagens; nos sorrisos, mesmo com as máscaras de proteção, no compartilhar momentos, mesmo com álcool em gel e a um metro e meio de distância, na atenção à saúde e ao bem-estar, mesmo que em meio a tantos desafios e em especial, no desenvolvimento da autonomia e da capacidade de aprendizagem que todos têm e aplicaram no seu ritmo. E assim seguiremos 2021, passo a passo, progredindo, trabalhando, estudando, nos reinventando, inovando e `esperançando´ juntos.

Esse semestre promoveu o fortalecimento da capacidade de adaptação, de flexibilidade, da autonomia, da empatia, do acolhimento, da parceria, da aprendizagem contínua, do autocuidado, da resiliência e por mais que tenha sido, por vezes, sofrido, triste, não podemos deixar de reconhecer e de celebrar as superações e as conquistas.

As férias escolares são períodos do ano letivo determinados como as pausas entre os meses de estudo contínuo. Durante esse tempo, os estudantes e professores podem se beneficiar de um descanso determinado no calendário escolar antes de retornarem à rotina de aprendizados novamente.

O período das férias escolares é muito importante para as crianças e os jovens. Além de significar mais uma etapa cumprida, desperta sentimentos de liberdade para poder brincar, passear, se divertir e, ficar mais tempo com os pais.

Porém, muitos pais não conseguem atender muitas vezes as necessidades dos filhos nas férias, já que estão trabalhando nesse período. No entanto, pedimos as famílias que considerem as férias escolares como um momento de pausa, reflexão sobre as questões que envolvem as relações familiares.

Sabemos que, atualmente, a maioria dos pais exercem várias funções, muitas vezes, em jornadas que requerem conciliação de vários papéis: trabalho, casa, filhos, escola, entre outros. Muitas vezes essas múltiplas funções desencadeiam sentimentos diversos, desviando a concentração criativa para obter soluções aos vários problemas que surgem na rotina diária familiar.

MAS, POR QUE NÃO PENSAR EM FAZER DIFERENTE O QUE SEMPRE FAZEMOS DA MESMA FORMA? FICA A DICA.

Hoje, devido à pandemia do novo coronavírus, o calendário escolar foi completamente alterado, e um exemplo, o ano passado tivemos férias no mês de abril, porém esse ano de 2021, teremos férias no mês de origem (JULHO). Porém, estimados pais, ainda estamos vivendo um momento muito difícil, porque, temos o risco iminente de contágio. Então, temos uma responsabilidade muito grande com nossos entes queridos, devemos evitar aglomerações, evitar lugares em que percebemos risco a nossa saúde e claro, o zelo também pelo outro. Nesse período, normalmente viajamos e visitamos entes queridos como tios, avós… mas para evitarmos qualquer situação, devemos repensar antes de tomarmos qualquer decisão para mais tarde não estarmos arrependidos. 

CURTA AS FÉRIAS EM CASA

Se você faz parte do grupo de risco, ou acha que viajar pode ser mais estressante do que relaxante neste momento, considere aproveitar as férias em casa. Tirar férias durante a pandemia é muito importante para combater o estresse e até mesmo impulsionar a sua produtividade depois dos dias de descanso. E é possível relaxar e cuidar de si mesmo(a) sem viajar.

Caso seja necessária a viagem, a prevenção é de extrema importância e os cuidados não devem ser esquecidos. Use máscara, higienize suas mãos frequentemente com álcool 70° ou água e sabão, mantenha o distanciamento, prefira ambientes arejados.

Mas a verdade é que a pandemia ainda não acabou e precisamos seguir nos cuidando.

Realize mudanças na casa para deixá-la mais aconchegante, compre plantas ou comece um jardim, faça atividades físicas, leia um bom livro, visite um parque em que seja possível manter o distanciamento social ou adquira um novo hobby. Não se esqueça de manter contato com familiares e amigos, mesmo que virtualmente.

Já não tem como pensar em férias sem levar em consideração a proteção, o respeito às regras dos órgãos de saúde e as inúmeras incertezas frente ao futuro próximo.

O COLÉGIO LUÍZA TÁVORA, no propósito de ajudar aos nossos discentes e familiares, lembra que,  o vírus não tira férias, por isso, devemos continuar tendo todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias. São recomendações, que a cada instante estão nas mídias e que não custa lembramos sempre. Já passamos pelo período mais difícil, esperar um pouco mais, não custa nada.  A nossa esperança é grande para o retorno, já que as nossas crianças e os nossos jovens começarão a ser vacinados. Sonhamos com a nossa escola com crianças e jovens preenchendo os espaços que são deles, com apresentações que encantam a eles e que enchem os nossos olhos. A escola por ser uma roda viva, e ter a vida em evidência e em pleno desenvolvimento, deve propiciar momentos mágicos, encantadores e de realização. Quem não sonha com um final feliz? Nós sonhamos, nossas crianças e jovens também sonham e nós queremos sonhar e ver as realizações.

Obrigado pela confiança e por seguir as orientações profissionais passadas, obrigado por nos buscar e nos informar sempre que necessário, obrigado por nos atender prontamente, obrigado pelas sugestões positivas, obrigado por compreender quando nós precisamos também. O semestre está se encerrando e desejamos aos nossos alunos e aos pais ou responsáveis, que tenham férias felizes, e um bom retorno em 02/08/2021. 

Que Deus proteja a todos nós, deixamos o nosso abraço fraternal. 

A DIREÇÃO.

logo-footer