A origem histórica das tradições juninas é a Europa, quando os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas. Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização do Brasil, o costume foi introduzido aos poucos por aqui.
No entanto, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, por isso, as festas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos.
Nosso Colégio preocupa-se não só apenas em realizar a festa Junina, mas também, em mostrar o motivo pelo qual a mesma acontece, e foi pensando nisso que substituímos nesta sexta-feira(21) o dia da Fruta por comidas típicas das Festas Juninas, o resultado foi um sucesso, muita alegria e comida gostosa para toda a criançada.